A importância do sono para a sua saúde.

A importância do sono para a sua saúde.

DORMIR BEM E ACORDAR MELHOR AINDA.

A importância do sono para a sua saúde!

Se alguma vez você foi dormir e ao se levantar de manhã, pensou se sentir ainda mais cansado do que antes de se deitar, isto é um forte indício de que algo está errado e você não está tendo uma noite de sono tranquila. O correto seria que você se sentisse ainda mais disposto ao se levantar pela manhã, sabe por que?

Não somos uma máquina!

O nosso organismo não foi feito para permanecer em plena atividade 24 horas por dia. Até mesmo as máquinas necessitam de um tempo de pausa para poder continuarem a desenvolver as suas atividades, nem que parem apenas para manutenção corretiva. Com o corpo humano não é muito diferente, na verdade é justamente quando estamos dormindo que o nosso organismo realiza funções extremamente importantes como: fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios, dentre outros diversos processos metabólicos que contribuem para que o corpo se desenvolva e se recupere. No entanto essas funções podem ser prejudicadas quando por algum motivo nos privamos do devido repouso.

Muito embora os médicos nos recomendem pelo menos oito horas de sono, essa regra não se aplica a todos, pois algumas pessoas conseguem restaurar as suas energias em apenas 6 ou 7 horas de sono bem dormidos, enquanto muitos dormem o período mínimo recomendado, mas de forma inadequada, e acordam ainda mais cansados do que antes de deitarem.

Noites mal dormidas podem gerar uma série de problemas que irão interferir na sua saúde e prejudicar a sua qualidade de vida. A falta de concentração, ansiedade, variações no humor são indicações de que é preciso fazer algumas  mudanças nos seus hábitos em prol de uma noite mais tranquila de sono.


Vejam algumas dicas e sugestões que poderão ser úteis: 

  • Procure respeitar o tempo mínimo de 8 horas de sono por noite;
  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar;
  • Evite deitar assistindo TV;
  • Não durma com fome, mas evite consumir alimentos pesados antes de deitar;
  • Evite ingerir bebidas ou outros alimentos estimulantes após às 17 horas;
  • Pratique atividades físicas regularmente até 3 horas antes de dormir.

Se você gostou das informações encontradas aqui e gostaria que outras pessoas tivessem acesso a elas, por favor não hesitem em compartilhá-las nas suas redes sociais, pois isso fará com que tenhamos um alcance maior e todos possam tirar proveito.

Agradecemos pela sua colaboração.

Envie seu comentário