Saiba como evitar a depressão, o mal do século…

Saiba como evitar a depressão, o mal do século…

Como você pode evitar a depressão?

É cada vez maior o número de pessoas  que sofrem desse mal, e ao contrário do que muitos pensam, a DEPRESSÃO pode levar a morte. Conhecida como o “mal do século” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão continua a ser um desafio para a medicina.

Considerada como um transtorno psiquiátrico por alguns profissionais da área de saúde, esse mal não escolhe a idade de suas vítimas e muitos jovens tem demostrado comportamentos característicos dessa doença. Já não é mais um caso raro quando escutamos crianças e adolescentes relatarem crises com os sintomas de depressão.

Sabemos que é perfeitamente um jovem se sentir triste de vez em quando, mas em muitos casos esse sentimento ultrapassa as barreiras de uma simples tristeza quando chaga a se prolongar por semanas ou até mesmo meses. E esse comportamento vem aumentando num ritmo assustador. Segundo a OMS, a depressão é maior causa de doenças e da incapacidade de jovens entre os 12 aos 22 anos.

Alguns sintomas:

Quando jovens nesta faixa etária deixam de brincar e se divertir para viverem isolados em seus quartos, quando se pode notar que há dificuldades para se concentrar em alguma atividade, até mesmo a falta de memória e principalmente pensamentos ou atos suicidas, a família deve procurar o acompanhamento de um especialista o mais depressa possível.

É fundamental que os pais ou responsáveis mantenham um clima agradável de relacionamento e procurem dialogar sempre que possível, para poder conhecer os filhos melhor. Essa aproximação ajudará a observar quando houver mudanças de comportamentos e nos hábitos alimentares, alterações de humor, convivência com outros colegas também deverá ser analisada, pois são fatores que podem indicar os princípios de crises depressivas.

Veja no quadro abaixo mais alguns sinais e algumas causas da depressão

Como podemos prevenir?

A pratica de uma atividade física regular é sem dúvida um dos melhores “remédios” para prevenir a depressão. Inclusive estudos afirmam que a pratica de exercícios físicos estimulam a liberação de hormônios e outras substâncias importantes.

Mudanças nos hábitos alimentares também podem interferir positivamente para a prevenção desse mal, pois pode ajudar a emagrecer, já que o excesso de peso pode levar a ansiedade e consequentemente a depressão.

Melhor qualidade do sono – Os médicos nos recomendam dormir por pelo menos 8 horas seguidas e de preferência em um local apropriado com o mínimo de conforto possível.

Envie seu comentário